Pernambucana cria jogo para incentivar empreendedorismo

Estimular o empreendedorismo de forma divertida é o objetivo da designer de jogos Aline Cesário, 24 anos. Ela é a criadora do jogo Mercadinho do Seu Biu, um game online com viés educativo que ensina administração para pequenos e médios empreendedores.

O game, feito para computadores, tablets e celulares, foi desenvolvido junto com a empresa pernambucana Manifesto Games, onde Cesário trabalha. Segundo a designer, sua equipe já tinha experiência na produção de jogos educativos e o desafio foi adaptar o tema de uma forma que agradasse o público.

O Mercadinho do Seu Biu foi inspirado em alguns jogos de quebra cabeça famosos, como Candy Crush. A dinâmica acontece em duas etapas. Na primeira, o jogador deve fazer escolhas relativas aos preços dos produtos, investimentos para a melhoria do negócio e ações de marketing com o objetivo de atrair mais clientes. Em seguida ocorre a etapa da venda, na qual a pessoa deve combinar peças iguais para obter sucesso na sua ação.

O jogo ensina conceitos básicos, como custo fixo e custo variável. “Queremos também incentivar as pessoas a abrirem seu negócio e correrem atrás dos seus objetivos”, afirma Aline.

Com o jogo, a designer foi a vencedora da categoria Meio Urbano no Prêmio de Desenvolvimento de Jogos de Educação Financeira promovido pelo Sebrae, realizado em 09/03. Com a vitória, o Mercadinho do Seu Biu vai passar a integrar em setembro, e de forma gratuita, as plataformas online do Sebrae.

Fonte: Pequenas Empresas & Grande Negócios.

RELACIONADOS

Deixe um comentário