Por que eles querem voltar?

Texto interessante sobre os coreanos que, no pós-guerra, saíram do Japão para a Coréia do Norte, seguindo a propaganda bolivariana (aquela “voltada para o social” da época) dos intelectuais socialistas e seus amigos da mídia. Resumindo: chegaram lá, viram o que era aquilo e, quando podem, tentam desesperadamente voltar ao Japão.

O destino deste pessoal (ignorado pelos meus caros cronistas gaúchos e meus caros frades, freis e outros supostos membros da igreja “católica” “progressista” que escrevem em jornais brasileiros) na história chega ser trágico. Durante a guerra foram levados à força para o Japão. Ganharam sua liberdade e migraram para a Coréia do Norte por sua livre e espontânea vontade e, agora, tentam, desesperadamente voltar para o Japão. Imagino que alguns tentem ir para a Coréia do Sul, mas nunca ouvi notícias a respeito.

De qualquer forma, é uma história triste. Claro, a atuação do governo chinês (adorado por 10 entre 10 bolivarianos modernos como exemplo a ser seguido) na tentativa de impedir que estes norte-coreanos consigam chegar ao Japão deve ser elogiada em alguns círculos diplomáticos, mas a vergonha de assumir em público o amor à ditadura certamente não nos fará saber disso neste país…

(Publicado no blog de Claudio Shikida)

RELACIONADOS

Deixe um comentário