Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Priscila Pereira Pinto analisa a importância dos think tanks

O Instituto Millenium é um “think tank” dedicado à difusão de ideias e de estratégias em áreas vitais para o fortalecimento da democracia, como a educação, a economia e a tecnologia. Diante da falta de espaços voltados às reflexões sobre a realidade atual, oferecemos aos nossos leitores conteúdos e eventos que valorizam a diversidade e a liberdade de pensamentos.

As características de um centro de pensamento são a formação de uma equipe experiente e especializada, o fluxo de informação rápida, a comunicação e a proximidade com os mantenedores.

O passo a passo e os benefícios de um “think tank”

O lançamento e a manutenção de um centro de pensamento exige uma série de procedimentos. Os critérios de criação de um “think tank” são os seguintes: é preciso ter o status de pessoa jurídica privada sem fins lucrativos, aprovado por ministro ou titular de órgão regulador; ter um conselho de deliberação; manter uma publicação anual de relatórios financeiros e de execução de contrato. Em relação ao financiamento, é preciso definir cotas diferenciadas e direcionadas para empresas ou pessoa física.

O aumento da visibilidade de assuntos estratégicos e o maior esclarecimento da população e das empresas são os principais benefícios dos doadores financeiros, que podem impor sua voz em questões fundamentais para o país.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.