Produção industrial se mantém estagnada em agosto

Em um ano de altos e baixos para a indústria, a produção industrial se manteve estagnada em agosto, em relação ao mês de julho, revelou pesquisa divulgada pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] nesta quarta-feira. Na comparação com agosto de 2012, houve variação negativa de 1,2%. Com isso, a produção acumulada no ano está positiva em 1,6%. Em 12 meses, o valor é de 0,7%.

Analistas consultados pela Bloomberg, com base em 34 estimativas, esperavam uma alta de 0,2% em agosto, frente a julho, com projeções variando entre queda de 1% e alta de 1,1%. Já para a variação entre agosto de 2013 e agosto de 2012, a expectativa dos analistas é de queda de 0,6% da produção industrial, com estimativas entre recuo de 1,9% e expansão de 2,1%.

Dos 27 ramos industriais pesquisados, houve alta em 15 atividades na passagem entre julho e agosto.

A produção industrial tem se comportado como uma gangorra em 2013. Dos sete meses do ano, foi registrada alta em quatro e queda da produção em três. Em julho, a produção industrial tinha caído 2%, o que praticamente eliminou a expansão registrada em junho. No mês de julho, a queda da produção foi generalizada, em 15 dos 27 setores da indústria. Onze setores ficaram estáveis e apenas um apresentou alta.

Fonte: O Globo

RELACIONADOS

Deixe um comentário