Projeção de inflação para 2014 do mercado financeiro bate novo recorde

Economistas do mercado financeiro voltaram a elevar a projeção da inflação para este ano, prevendo que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre 2014 acumulado em 6,28%, segundo relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Na semana passada, a pesquisa havia previsto que o indicador ficasse em 6,11%, previsão mais pessimista desde janeiro de 2012. É a terceira elevação consecutiva da previsão para a alta de preços.

Na sexta-feira, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, avançou para 0,73%, puxada pela aceçeração nos preços dos alimentos e dos transportes. Apesar de esperada pelo mercado, a alta continuou a pressionar o indicador, no acumulado em 12 meses, que chegou a 5,9%, bem próximo da projeção do relatório de mercado e ao teto da meta do governo, que é de 6,5%.

Em relação à taxa básica de juros, que tem sido uma das principais armas do BC para conter a alta de preços, o boletim indica expectativa de alta para 11,25% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano.

O boletim manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 1,7%, a mesma indicada na semana passada. Já a previsão para a produção industrial recuou pela quinta semana consecutiva, para alta de 1,41% ao fim de 2014. Há quatro semanas, a expectativa era de alta de 1,87%.

Fonte: O Globo

RELACIONADOS

Deixe um comentário