“Imil na sala de aula” debate políticas sociais em sua 12ª edição

A palestrante da 12ª edição do projeto “Imil na sala de aula”, Roberta Fragoso, promete fazer “cócegas” no pensamento dos estudantes da faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o debate intitulado “Políticas sociais e ações afirmativas”, que acontece no dia 24 de abril, a advogada pretende desconstruir a visão politicamente correta sobre o assunto.

Os ouvintes serão levados a refletir sobre a prática de importar soluções de outros países para problemas genuinamente brasileiros, como a imposição do modelo de cotas raciais que, segundo Roberta, pode acirrar o racismo e o preconceito já existentes no Brasil.

O “Imil na sala de aula” é uma excelente oportunidade para a troca de argumentos sólidos, sem descambar para a agressão

Para Roberta, a principal contribuição do trabalho desenvolvido pelo Instituto Millenium dentro das universidades é a promoção do debate neutro em torno de questões relevantes como a adoção das cotas raciais. “O projeto “Imil na sala de aula” se destaca por ser uma excelente oportunidade para a troca de argumentos sólidos e consistentes, sem descambar para a agressão”.

Sobre as expectativas para a palestra do dia 24 de abril, a advogada espera incrementar a troca de ideias sobre ações afirmativas, igualdade, justiça, liberdade e direitos, temas caros ao aperfeiçoamento do estado democrático.

Edições anteriores

Desde seu lançamento em outubro de 2011, o “Imil na sala de aula” promoveu o encontro de especialistas de diversos campos de estudos com alunos de diferentes regiões do Brasil. A aula inaugural foi ministrada pelo professor de economia política da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Pio, e teve o tema “Estado, mercado e direito na era da globalização”.

Em cerca de dois anos, foram realizadas aulas com Vitor Wilher, Leandro Narloch, Demétrio Magnoli, Marcos Troyjo, Hélio Beltrão, Gustavo Franco, Armando Castellar Pinheiro, Mozart Neves Ramos, Dirceu Martins Pio, Eduardo Moreira e Ricardo Diniz.

O sucesso do projeto foi reconhecido pelo programa “Globo Universidade” que divulgou a palestra “A responsabilidade de proteger e direitos humanos nas relações internacionais” do sociólogo Demétrio Magnoli, em 22 de novembro de 2011.

Para acessar o conteúdo das aulas clique aqui. Para solicitar a palestra de um especialista entrar em contato com a coordenadora do evento Marina Abreu através do e-mail marinaabreu.imil@gmail.com.

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. angeli rose

    Escrevi uma dissertação de mestrado em forma de romance(Educação) e uma tese de doutorado em Letras (PUC-Rio)desconstruindo algumas das ideias consideradas corretas nas políticas de incentivo à leitura e suas práticas, e tive de retorno um desemprego há quase 3 anos,fora situações comprometedoras de minha idoneidade(ciladas),algumas delas com anuu~encia de profissionais do Direito.