Câmara dos Deputados e o Senado prometem divulgar a lista dos salários em 31 de julho

A Câmara dos Deputados e o Senado prometem divulgar até a noite desta terça-feira (31) a lista dos salários dos parlamentares e servidores, mas sem publicar os nomes de cada um ao lado dos seus vencimentos.

Apesar de as duas Casas terem anunciado que fariam a divulgação nominal dos salários, liminares concedidas pela Justiça impedem a publicidade aos nomes dos servidores.

Com as decisões judiciais, Câmara e o Senado estão refazendo o sistema de divulgação dos dados para constar apenas a matrícula de cada servidor, sem a sua identificação nominal. O sistema das duas Casas teve que ser refeito uma vez que já estava programado para fazer a divulgação nominal.

A exposição dos salários segue o que determina a Lei de Acesso à Informação. Uma portaria editada pelo Comando da Câmara determina que a Casa informe de forma individualizada e identificada, em seu Portal da Transparência, “os subsídios, remunerações, proventos e benefícios de deputados e servidor”.

Fonte: Folha de São Paulo

Leia a matéria aqui

Mais

Sobre a Lei de Acesso à Informação leia a entrevista com Gil Castello Branco. Para o especialista do Imil e presidente da ONG Contas Abertas, a “cultura brasileira ainda é marcada pelo sigilo”

RELACIONADOS

Deixe um comentário