A ascensão da nova classe média mexicana

Assim como o Brasil, México está se tornando um país de classe média

Um relatório feito por especialistas do Regional Migration Study Group, grupo americano especializado em imigração, mostra uma mudança no comportamento dos cidadãos mexicanos.

De acordo com a pesquisa, hoje, a nova burguesia mexicana dispensa a vida de imigrante ilegal nos EUA. Eles preferem dar continuidade aos estudos a atravessar um deserto, enfrentar cobras e a polícia americana.

Cada vez mais as estatísticas apontam que o México, assim como o Brasil, está virando um país de classe média. O último levantamento feito pelo governo aponta que a nova classe média mexicana representa 39% da população. O percentual é relativamente alto para um país que há 50 anos tinha 80% da população pobre. A pobreza ainda afeta as áreas rurais, mas nas cidades a classe média já corresponde à metade dos habitantes.

O governo mexicano deve ficar atento a essa mudança. Os protestos no Brasil ensinam que a classe média é um indicador de estabilidade social, mas pode se tornar furiosa quando suas demandas não são atendidas.

Fonte: Opinião & Notícia

RELACIONADOS

Deixe um comentário

1 comment

  1. Hélio Socolik

    As ascenções sociais colidem com a utilização cada vez maior dos recursos naturais. É preciso considerar esse fato nas análises a respeito.
    HS.