As práticas ideais para estimular a criatividade da equipe

Especialista em inovação, Lourenço Bustani afirma que a criatividade é fruto de estímulos e que há práticas que podem ajudar a sair da zona de conforto

A criatividade não nasce na inércia. Ela é fruto dos estímulos e convites a que somos expostos. Nesse sentido, práticas que mantenham as pessoas fora da sua zona de conforto, instigadas e provocadas por novos desafios, inspirações e oportunidades ajudarão sua empresa a ter um ambiente mais criativo.

Conheça práticas que empreendedores podem adotar para estimular a criatividade da equipe:

1. Busque novas formas de expressão
Não existe criação sem expressão. Ela precisa se mostrar, e por isso é importante que as mentes pensantes estejam em conexão com a arte. O Inhotim, Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, é um ótimo exemplo de como a criatividade convive em harmonia, de forma orgânica, além de uma dica e tanto para uma viagem da sua empresa.

2. Estimule os projetos pessoais
A criatividade não é apenas um ativo profissional. É sobretudo uma condição íntima e humana. Por isso, é saudável que a equipe nutra um bom equilíbrio entre o trabalho e seus projetos pessoais, mantendo a saúde em dia e a cabeça arejada e motivada para pensar o novo.

3. Invista na natureza
Em qualquer atividade intelectual, antes de criar é preciso que se tenha um bom acesso a si mesmo, de preferência em paz, refúgio e conforto. Um ambiente físico amplo, aberto e que permita o contato com a natureza será, sem dúvida, terreno fértil para a criatividade.

Fonte: Exame.com

RELACIONADOS

Deixe um comentário