Fundação Humboldt oferece bolsa para futuros líderes brasileiros

Em 2013, a Bolsa Chanceler Alemão para Futuros Líderes passou a contemplar também candidatos do Brasil e da Índia

Todo ano, a Bolsa Chanceler Alemão para Futuros Líderes (Bundeskanzler-Stipendium für angehende Führungskräfte, no original em alemão), da Fundação Alexander von Humboldt, dá a 50 jovens profissionais de talento a oportunidade de passar um ano na Alemanha e implementar um projeto de sua escolha em cooperação com uma instituição-anfitriã do país.

Em 2013, podem se inscrever, até o dia 15 de setembro, candidatos do Brasil, da Índia, da China, da Rússia e dos EUA. “Estamos particularmente felizes que, neste ano, pudemos expandir o programa para dois importantes países em desenvolvimento, a Índia e o Brasil”, destaca a Fundação em seu site.

São selecionados até dez bolsistas de cada país, que podem vir de diferentes áreas, como política, negócios, mídia, administração pública, sociedade e cultura, e escolher uma organização anfitriã correspondente em sua estada na Alemanha.

A bolsa é direcionada a futuros formadores de opinião e tomadores de decisão com formação superior completa, que devem entrar em contato com outros futuros líderes internacionais na Alemanha e retornar aos seus países como intermediários entre culturas. O programa da bolsa tem o patrocínio da chanceler da República Federal da Alemanha.

“Durante uma fase preparatória de quatro semanas de duração em Bonn e Berlim, você poderá fazer contato com os outros bolsistas. Você os encontrará em vários eventos ao longo do período da bolsa: juntos, vocês serão convidados a participar de uma recepção na Chancelaria Alemã, a viajar ao redor da Alemanha e a visitar instituições públicas e empresas importantes. Um curso intensivo de alemão irá lhe ajudar em seu dia a dia no país”, informa o site da bolsa.

Interessados devem fazer a inscrição até o dia 15 de setembro através do site http://www.humboldt-foundation.de/web/4074.html. A bolsa tem início em 1º de outubro do ano seguinte.

A Fundação Alexander von Humboldt, existente desde 1860, é uma instituição sem fins lucrativos da República Federal da Alemanha, que tem como objetivo promover a cooperação internacional em pesquisa. Ela possibilita a pesquisadores de outros países fazer estadias de pesquisa na Alemanha e os assiste em manter os laços acadêmicos e culturais resultantes, além de oferecer bolsas para públicos-alvo (como a Bolsa Chanceler Alemão para Futuros Líderes).

Fonte:Câmera de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

RELACIONADOS

Deixe um comentário