Brasil lidera ranking de impostos na América Latina

Apesar de aparecer 80 posições atrás dos EUA no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 84º, o Brasil ostenta uma carga tributária semelhante a dos países desenvolvidos. Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que a carga tributária do país está próxima de 34% do Produto Interno Bruto (PIB). A Argentina também lidera a lista dos impostos. Nossos vizinhos têm uma carga tributária de 31,4 % do PIB.

Ao contrário do que acontece nos países ricos, aqui o aumento dos impostos não reflete em melhorias na infraestrutura. O ranking da infraestrutura, organizado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que o setor de infraestrutura não evoluiu na mesma velocidade que a tributação.

Outro dado negativo é que o Brasil tributa mais o consumo. Aqui 40% dos impostos incidem sobre os consumidores. Isso prejudica a parcela mais pobre da população, que gasta maior parte de sua renda em itens de consumos. O diretor do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Fernando Steinbruch, criticou a tributação brasileira. “O países desenvolvidos são mais justos na cobrança de impostos.”, disse.

Fonte: Época, 06/02/2012

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário