CBN entrevista desembargador Luiz Fernando de Carvalho, do TJ-RJ, presente em seminário do Instituto Millenium

A rádio “CBN”  acompanhou os debates do seminário “Entre o formal e o real: desafios na implementação das leis que tornam o Brasil mais transparente”, na PUC-Rio, dia 3.  A emissora entrevistou o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,  Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, que participou da primeira mesa “O que está sendo feito pelo governo? Avanços e obstáculos”.

O desembargador  chamou a atenção para a necessidade de aprimoramento da Lei da Ficha Limpa para o avanço da transparência no país: Ouça aqui

A fala do desembargador, após a apresentação da gerente da promoção da Ética e da Transparência da Controladoria Geral da União, Isabel Corrêa,  instigou  o auditório formado por universitários a discutir sobre o que ele chamou de “voyerismo” da transparência. O desembargador criticou a disponibilidade da informação a esmo, por ela mesma. E relembrou casos recentes de discussão e validação de leis que expõem nominalmente os servidores públicos e seus salários. “Para quê eu preciso saber o nome, o CPF da pessoa? O interesse não é no valor público da informação relacionada ao cargo que se exerce?”

Ribeiro de Carvalho se preocupa com o desvirtuamento da Lei de Acesso à Informação  e o desgaste da sua função.

RELACIONADOS

Deixe um comentário