Dilma vai lançar mais um pacote, diz ministro. Dessa vez, para o agronegócio

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, confirmou nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff anunciará “nas próximas semanas” um pacote para incentivar investimentos em logística e infraestrutura.

“Um grande esforço que será anunciado nas próximas semanas de investimentos em logística e infraestrutura pela nossa presidenta, que será de importância capital para o agronegócio e o país”, disse no Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo (SP).

Sem dar detalhes, ele afirmou que “pontos de estrangulamento serão removidos” com o pacote. Desta forma, o governo, juntamente com o setor produtivo, poderá “ter planejamento de longo prazo” em logística, ressaltou Coutinho.

Na abertura da palestra, o presidente do BNDES avaliou que a demanda por produtos do agronegócio brasileiro seguirá em elevação, mesmo com o cenário de expansão mais modesta do Produto Interno Bruto (PIB) global nos próximos anos. Esse crescimento da demanda será ancorado pela necessidade de consumo de alimentos, pelos processos de urbanização, principalmente na Ásia, além do mercado interno forte no Brasil.

Coutinho admitiu a pressão dos alimentos na inflação, considerou-a como um “fenômeno exógeno, criado pelo desequilíbrio externo” da oferta e que “outras fontes (de produção) serão estimuladas, o que irá reverter esse processo”.

Fonte: Veja

Mais

“A produtividade desprezada” por Alexandre Schwartsman

RELACIONADOS

Deixe um comentário