A Colab é uma rede social voltada para a cidadania cujo principal objetivo é fazer a conexão entre cidadãos e prefeituras. O aplicativo foi ao ar em março deste ano e foi criado pelos empreendedores Gustavo Maia, Bruno Aracaty, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes.

Os jovens são sócios da QuickSite, embarcada no Porto Digital, e da 30ideas. Juntos investiram cerca de 400 mil reais para desenvolver o negócio. A ideia para criar o aplicativo surgiu quando os empreendedores observaram que redes sociais como Twitter e Facebook eram usadas para expor problemas e soluções sobre assuntos relacionados às cidades.

A rede tem três pilares: fiscalize, proponha e avalie. O usuário pode apontar desde problemas como falta de iluminação pública a defesa do consumidor e propor soluções. A prefeitura consegue ter acesso aos comentários em um banco de dados. O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos Android e iOS.

O aplicativo é finalista de duas competições: AppMyCity!, promovido pelo New Cities Foundation, e do DEMO Brasil 2013, evento de empreendedorismo. Os vencedores serão anunciados em junho deste ano.

O pitch: “O Colab é uma rede social para a cidadania, que conecta cidadão às cidades e faz a ponte entre cidadão e poder público.”

Fonte: Exame.com

Deixe um comentário

1 comment

  1. Gilberto Naldi

    Excelente!