Empresários do Sul do país estão pessimistas com a economia, revela Fecomércio

Os empresários do comércio no Rio Grande do Sul estão mais pessimistas em relação ao momento atual, tanto no que diz respeito à economia brasileira, à dinâmica do setor ou ao seu próprio negócio.  Os dados são da pesquisa promovida pela Fecomércio-RS, que apura o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no Rio Grande do Sul.

Em julho, o Icec-RS apresentou uma queda de 12,1% frente a junho e de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2011. Todos os indicadores que compõem o Icec-RS – condições atuais, expectativas e investimentos – apresentaram queda tanto na comparação mensal quanto interanual. apresentaram queda tanto na comparação mensal quanto interanual.

O indicador referente à situação atual cregistrou a retração mais acentuada, atingindo o índice negativo de 20,7%, enquanto os aspectos referentes às expectativas para o futuro e aos investimentos do empresário do comércio apresentaram queda de 12,4% e 3,6% em relação ao mês anterior, respectivamente.

Na análise por porte, a queda do Índice de Confiança do Empresário do Comércio foi mais acentuada para as empresas com até 50 funcionários (-12,1%). Para as empresas com mais de 50 funcionários, o índice registrou queda de 6,1% em julho.

Na avaliação por segmentos, todos os grupos analisados apresentaram queda tanto na comparação mensal quanto na interanual. Na comparação mensal, a maior queda foi verificada no grupamento de semiduráveis (-13,2%).

Fonte: Zero Hora

Mais

Chegou a hora de mudar. Por Felipe Salto

RELACIONADOS

Deixe um comentário