Governo corta para 3% a previsão de crescimento do PIB em 2013

‘Não podemos mudar de PIB como trocamos de roupa’, disse Mantega, ao ser questionado se a projeção não estava muito acima do que espera o mercado

O governo anunciou nesta segunda-feira, 22, que cortou de 3,5% para 3% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. Questionado se a previsão não estava ainda muito acima das projeções do mercado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que “vivemos numa era de incerteza onde os PIBs estão sendo revisados a todo momento”. “Não podemos mudar de PIB como trocamos de roupa. Tem que dar um tempo para que se realize a previsão”, afirmou. Ele disse que às vezes o mercado fica de mau humor, mas que pode mudar de rumo “se isso se acalmar”.

“Estamos diminuindo a previsão do PIB de 3,5% para 3%”, reforçou, acrescentando que o governo fará novas avaliações para os próximos relatórios para avaliar se 3% é sustentável ou se será necessária nova revisão.

“Não fazemos previsão de PIB pra efeito econômico. Fazemos previsão de PIB pra efeito orçamentário. Então podemos ficar atrasados em relação àquilo que o mercado está olhando”, concluiu.

Fonte: O Estado de S. Paulo

RELACIONADOS

Deixe um comentário