Instituto Millenium leva “Imil na sala de aula” a Blumenau (SC)

O professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (FE/UFJF) Paulo Coimbra, o diretor do BRICLab da Universidade Columbia Marcos Troyjo e o cientista político Marcel van Hattem participarão das próximas edições do “Imil na sala de aula”. O evento acontecerá na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) nos dias 14 e 15 de agosto, durante a Semana Acadêmica de Economia da instituição catarinense.

No dia 14 de agosto, a partir das 19h, Marcos Troyjo e Paulo Coimbra apresentarão as aulas “Desglobalização” e “Crescimento x inflação no Brasil”, respectivamente. Coimbra abordará aspectos da atual conjuntura brasileira, destacando os dilemas e trades-off da condução da política econômica atual. “O momento atual é marcado pelo desejo do governo em alcançar um ritmo de crescimento econômico vigoroso, mas há a ameaça de um descontrole dos preços como contraponto”, ilustra.

Já Troyjo conduzirá debate sobre a “desglobalização”, fenômeno marcado pela recessão iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers, em 2008, e pelo fortalecimento da integração econômica regional. O diretor do BRICLab também abordará o movimento de retomada da integração dos mercados mundiais. “Uma série de forças de ‘reglobalização’ já entrou em cena, com a mudança estrutural da economia chinesa e as iniciativas de acordos comerciais capitaneadas pelos EUA em relação à Europa e aos países do Pacífico”, antecipa Troyjo.

No dia 15 de agosto, a partir das 19h, Marcel van Hattem promoverá a palestra “Entraves burocráticos para o desenvolvimento do Brasil”, durante a qual evidenciará as barreiras para se empreender no país. O cientista político e jornalista, baseado em sua experiência em órgãos de governo e empresas no Brasil e na Holanda, promete fazer uma apresentação que conciliará teoria e prática.

“Apresentarei aspectos teóricos como dados do relatório Doing Business, do Banco Mundial, como também situações que vivenciei e que apontam as diferenças de tratamento entre empreendedores e governo e clientes no Brasil e na Holanda, influenciadas tanto pela legislação como pela cultura”, antecipa.

Expectativas para o evento

Ao contrário de Troyjo, que já participou do “Imil na sala de aula”, Paulo Coimbra e Marcel Van Hattem farão suas estreias no evento esta semana. “Espero contribuir para a formação dos alunos que estarão presentes e para renovar seu prazer e entusiasmo em estudar economia”, fala Coimbra.

Van Hattem ressalta a importância de projetos que promovam debates em instituições de ensino superior. “Com o ‘Imil na sala de aula’, o Instituto Millenium contribui para apresentar perspectivas externas, do mercado, aos estudantes. Esse tipo de interação é fundamental para a sua formação”, analisa.

Inscrições

O “Imil na sala de aula” acontece durante a Semana Acadêmica de Economia da Furb, em Blumenau (SC). O evento também é aberto ao público em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site www.calecob.com.br e custam entre R$ 20 e R$ 50.

RELACIONADOS

Deixe um comentário