Randy Simmons fala sobre relação público-privado no Ibmec-Rio

Randy Simmons

O Instituto Millenium promoveu nesta quarta-feira o encontro entre os alunos do curso de Relações Internacionais do Ibmec-Rio e o economista Randy Simmons, autor do livro “Para além da política – Mercado, bem-estar social e o fracasso da burocracia”. Com auditório lotado, Simmons falou por uma hora e meia sobre a relação entre as esferas pública e privada e destacou as deficiências da intervenção do Estado, mesmo quando há falhas de mercado.

O economista afirmou que a esfera privada e o consumo possibilitam escolhas mais bem definidas que o sistema político e o voto. Segundo Simmons, a liberdade proporcionada pelo mercado é importante, pois dá ao consumidor o domínio sobre seu planejamento financeiro. “Se eu gosto de uvas e elas estão caras, posso perceber que não devo destinar determinada quantidade de dinheiro a elas. Tenho meu próprio orçamento e administro-o da forma que acho ideal. O voto não me permite isso, as escolhas estão para além das minhas possibilidades”.

Outra desvantagem da política ante o mercado apontada pelo economista é a questão da contabilização de prejuízos. Randy destacou a possibilidade de empreendedores privados questionarem o quanto seus consumidores desejam determinado produto. “O voto mostra quantas pessoas almejam determinada mudança, mas não questiona o quanto elas estão dispostas a pagar por ela”, disse.

RELACIONADOS

Deixe um comentário