Tarifa de embarque internacional no Brasil é a maior das Américas

O Brasil é o país com a maior tarifa de embarque internacional das Américas, segundo levantamento do jornal “O Globo” do último domingo. O embarque em um voo internacional pelo aeroporto Galeão (RJ) ou Guarulhos (SP), custa R$ 67,00 (cerca de US$ 42,00), tarifa mais cara entre oito dos maiores aeroportos da região. As duas justificativas para o custo elevado das tarifas são: a aprovação da Lei 9.825/99, que recolhe ao Tesouro 50% da arrecadação das tarifas de embarque e o Ataero,  adicional embutido no valor da taxa que prevê repasses a outras instituições, reduzindo a parcela de tarifas que cabe à Infraero: 40,25% do total arrecadado.

E qual é a justificativa para o estado precário dos aeroportos do Brasil? Para Gil Castello Branco, especialista do Instituto Millenium e consultor da ONG Contas Abertas, a Infraero é a mais incompetente das estatais. “Nos últimos três anos, a Infraero não executou sequer 60% do orçamento”.

A reportagem mostrou que o aeroporto JFK, em Nova Iorque, oferece serviços melhores e mais bem avaliados, como rede Wi-Fi, serviço de metrô, tomadas para laptops e o AirTrain mesmo tendo tarifas de embarque inferiores às do Brasil.

 Fonte: jornal “O Globo”

RELACIONADOS

Deixe um comentário