Qual é o papel dos intelectuais na política?

tribunos, profetas e sacerdotesEm “Tribunos, profetas e sacerdotes – intelectuais e ideologias no século XX” (Companhia das Letras, 2014), o cientista político Bolívar Lamounier propõe uma reflexão sobre o papel dos pensadores no debate sobre conceitos antagônicos como a democracia liberal e o autoritarismo.

O autor compara a evolução dessas duas correntes de pensamento em países como a Rússia, a Alemanha, os EUA e o Brasil. As teorias de Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda são o foco do estudo do caso brasileiro.

Neste texto, o autor de “Os partidos e as eleições no Brasil” (1975), escrito em coautoria com Fernando Henrique Cardoso, expõe as conexões entre a atividade intelectual, as ideologias e a estrutura política.

Além das três categorias individuais – tribunos, profetas e sacerdotes – , os intelectuais também são analisados sobre o ponto de vista público, como pensadores individuais, intelligentsias e comunidades academicamente centradas.

Gostou? Envie sua sugestão de resposta para a pergunta “Qual é o papel dos intelectuais na política?” e concorra a um exemplar do livro! As respostas podem ser enviadas até a próxima sexta-feira, 28 de novembro.

Nome (obrigatório)

Estado (UF)

E-mail (obrigatório)

Aceita receber a newsletter do Imil?
SimNão

Resposta

RELACIONADOS

Deixe um comentário