Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Curva de Laffer: imposto alto, receita baixa. Assista ao vídeo e entenda

Você já ouviu falar na Curva de Laffer? Neste vídeo, Tim Groseclose, professor de Ciências Políticas e Economia da Universidade da Califórnia, explica o conceito de economia, desenvolvido por Arthur Laffer, um grande economista americano que lecionou na Universidade de Chicago e outras instituições. Muita gente não sabe, mas a Curva de Laffer se refere à carga tributária e, por isso, tem relação direta com a vida e o bolso das pessoas.

Segundo Groseclose, a curva ilustra as duas coisas mais importantes que devemos saber sobre tributos: quanto o governo consegue arrecadar por meio de impostos e em que nível de tributação a receita do governo começa a cair, em vez de aumentar. Ele conta que estudo de Christina Romer e seu marido, David Romer, ambos professores de economia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, comprova que a receita do país começa a diminuir quando a carga tributária atinge os 33%. A pesquisa do casal americano foi publicada em “The American Econimic Review”, a revista de economia mais respeitada do mundo.

O vídeo foi produzido pela Prager University, que não é uma instituição acadêmica credenciada, mas uma plataforma on-line de promoção do conhecimento, que oferece cursos gratuitos com a intenção de tornar claras as ideias de pensadores de renome mundial sobre temas tão diversos como a ciência política, economia, história, filosofia e psicologia. Ficou curioso? Clique aqui e assista ao vídeo.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.