Sete documentários sobre empreendedorismo para assistir

Muitas transformações sociais que aconteceram ou acontecem no mundo passam por criações de grandes empreendedores. Algumas delas estão registradas em documentários disponíveis na Netflix e podem ser uma inspiração para quem deseja empreender. Confira, a seguir, uma lista preparada pelo “Estadão PME”.

Steve Jobs: como ele mudou o mundo
Jobs mudou a forma como o mundo organiza informações a partir de uma ideia na qual ninguém acreditava. O documentário conta a trajetória do empresário e seus passos em direção ao sucesso.

Richard Branson: o rei da Virgin
Mais uma figura emblemática do empreendedorismo nos Estados Unidos, Richard Branson tem destaque não apenas por ser fundador do Grupo Virgin, mas também por participações em empreitadas como viagens espaciais. No filme, Branson fala sobre os desafios de empreender e de inovar.

Mark Zuckerberg: a verdadeira face do Facebook
É possível encontrar inúmeros materiais sobre a vida de Mark Zuckerberg, desde livros até filmes de ficção. No caso deste documentário, outra facetas do empreendedor, além do Facebook, também são abordadas.

Happy
Nem só de receita e faturamento vive o empreendedor. Muitos novos empresários que se arriscam em um negócio estão em busca da satisfação pessoal. No documentário “Happy”, empreendedores de países como Índia, Japão, Dinamarca e Brasil tentam definir o que é felicidade em cada local.

The true cost
Já conhecido por ativistas de movimentos que pregam a diminuição do consumo, o documentário fala sobre as condições de trabalho oferecidas pela indústria têxtil, principalmente no fast fashion. Nesse sentido, o questionamento vai da indústria até os negócios que envolvem a cadeia deste mercado.

Print the legend
A promessa da impressão em 3D aconteceu e há uma disputa de empresas atualmente por esse mercado. Para quem deseja conhecer mais sobre o segmento, ou mesmo investir em uma empreitada neste sentido no futuro, o “Print the legend” traz à tona a discussão ideológica em torno desse tipo de tecnologia.

Iris
O documentário conta a história da empresária Iris Apfel, que, aos 95 anos, ainda é um ícone do mundo da moda. Para quem quer empreender nesse setor, o filme é um prato cheio. O documentário também pode interessar todos que querem empreender na área de economia criativa, ao mostrar como essa mulher enfrentou barreiras e se manteve ativa até hoje.

Fonte: “O Estado de S. Paulo”.

RELACIONADOS

Deixe um comentário