Startups tentam resolver problemas de indústrias

Startups brasileiras foram selecionadas pelo Sebrae, em parceria com a ABStartups, e serão desafiadas a criar soluções tecnológicas para Natura, Braskem e HT Micron, grandes empresas do segmento industrial, durante a sexta edição do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que ocorre nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em São Paulo. Embalagens mais inteligentes e otimização do uso de água e energia elétrica são as demandas que deverão ser resolvidas pelos empreendedores.

“O mercado mundial está bastante favorável a empresas que trabalhem com a inovação. Mas é importante que as startups, que utilizam esse conceito como a matéria-prima, tenham conhecimento de administração, gestão de pessoas, fluxo de caixa, acesso a mercados, relacionamento com o cliente, dentre outros aspectos que são a base para que suas ideias sejam competitivas e sustentáveis. Criatividade é importante, no entanto, precisa estar associada a uma boa gestão, por isso, a importância de apoiarmos esses empreendedores com capacitações e eventos como esse desafio”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O Desafio de Startups contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai), que disponibilizará equipes de profissionais de criação e prototipagem para auxiliar os empreendedores no desenvolvimento de novos modelos de negócios. A programação do desafio se baseia na troca de experiências com profissionais do mercado, representantes de grandes empresas, bem como consultores especializados. Socorre-me, Video Jobs, My Musics, Rebel Tech, EAS Soluções Integradas, First Energy, Virturian, I.Systems, Smart Brise, Mega Power, E-Manager e LVL Engenharia também terão a oportunidade de apresentar seus cases para outras empresas e prospectar negócios.

O desafio será realizado em um espaço do Sebrae dedicado às startups. Esse local irá abrigar ainda uma área institucional na qual será apresentada a atuação da instituição junto às startups e contará com a participação de empresas apoiadas pela instituição, que irão contar as suas experiências e fazer negócios. Em outra parte do stand, os visitantes poderão conhecer o ecossistema brasileiro de startups, ou seja, que instituições buscar para criar ou desenvolver uma empresa de base tecnológica que estará disponibilizada em forma de infográfico audiovisual com vídeos explicativos de cada instituição.

O 6° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria será promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). São esperados três mil participantes entre executivos das maiores indústrias do país, empreendedores, especialistas, representantes de startups e outras empresas de base tecnológica para debaterem propostas de políticas públicas e promovem o diálogo entre os setores privado e público a fim de fortalecer o ambiente de inovação no Brasil.

A programação reúne palestras, entrega do Prêmio Nacional de Inovação e lançamento da publicação Inovar é Fazer: 22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas, dentre outras ações.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

RELACIONADOS

Deixe um comentário