Trânsito de São Paulo é reprovado por 80% da população

A percepção do paulistano sobre o trânsito tem piorado desde 2008. Segundo pesquisa Ibope, 80% dos moradores com 16 anos ou mais consideram o trânsito péssimo ou ruim, contra apenas 5% que o avaliam como bom ou ótimo. Em 2008, o índice negativo era de 70%.

O trânsito foi o quarto problema mais citado em uma sondagem que permitia apontar três áreas. Foi lembrado por 32% da população, atrás de saúde (69%), segurança pública (45%) e educação (43%). O quinto item mais problemático é o transporte coletivo, resposta de 23% dos entrevistados.

Embora a mudança no ranking seja devido à piora na percepção sobre os serviços de segurança pública e educação, também houve uma melhora de nove pontos percentuais no sentimento do paulistano sobre o trânsito, que em 2011 aparecia como segundo maior problema, de acordo com 43% dos moradores.

A falta de mobilidade é um problema mais agudo para os usuários de carro do que para quem utiliza transporte público. O trânsito é citado como maior problema da cidade por 40% dos paulistanos que têm o automóvel como meio de transporte diário ou praticamente diário, percentual que cai para 30% na fatia da população que usa outro meio de transporte.

fonte: Valor

RELACIONADOS

Deixe um comentário