Unesco, Estados Unidos e Brasil lançam projeto pelo respeito nas escolas

O projeto “Ensinando o Respeito para Todos”, fruto de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os Estados Unidos e o Brasil, foi lançado nesta quarta-feira, 18 de janeiro, na sede da Organização em Paris. Durante três anos, os organizadores desenvolverão currículos que promovam o aprendizado da convivência na escola.

A iniciativa, coordenada pela UNESCO, vê as escolas como um importante espaço para o combate à discriminação racial e étnica. Na primeira fase, o projeto Ensinando o Respeito para Todos vai rever os currículos escolares, as legislações e as políticas de educação para a tolerância. Na segunda fase, serão desenvolvidos recursos pedagógicos, que serão testados em países-piloto, e ferramentas práticas sobre como integrar a luta contra a discriminação. Os livros didáticos reforçarão a tolerância na educação.

Também será constituído um grupo de especialistas na luta contra o racismo, na educação em valores e direitos humanos. Além disso, duas plataformas on-line serão criadas: uma para profissionais da educação e outra aberta aos jovens, que poderão compartilhar experiências e fazer sugestões durante o processo.

Fonte: ONU

RELACIONADOS

Deixe um comentário