Domingo, 4 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

USP é a melhor universidade da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) voltou ao topo do ranking de melhores instituições de ensino superior da América Latina da Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais referências internacionais em avaliações de universidades. No ano passado, a USP havia perdido a liderança para a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, que agora aparece em terceiro.

Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (09/06). O ranking avalia 300 instituições por sete critérios, como reputação acadêmica e de mercado, citações científica e quantidade de professores com doutorado. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) surge na segunda colocação, depois do terceiro lugar em 2014.

As outras instituições brasileiras com melhor desempenho foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em quinto, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em oitavo, e a Universidade de Brasília, em décimo. Mais 18 brasileiras estão entre as 100 melhores, na maioria federais. Nesta lista, o segundo país com mais representantes é a Argentina, com 15, seguida do Chile, com 14.

Em nota, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, celebrou o resultado. “Apesar de oscilações anuais que são comuns com essas abordagens semiquantitativas, há uma tendência geral a progresso, confirmado mutuamente por diferentes rankings”, diz. Ele ainda ressaltou que a maioria das universidades que lideram essas listas têm tamanho muito inferior ao da USP, com mais de 90 mil alunos.

Fonte: Época.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.