VÍDEO: Marcelo Madureira sobre censura: “Este governo foi o único que mandou recados”

RELACIONADOS

Deixe um comentário

19 comments

  1. marco antonio cabral

    Sr. Marcelo Madureira, duvido que você falasse isso no governo militar e fizesse um programa como o Casseta naquele governo. Aliás, a globo tem combatido muito mais o governo Lula, e uma posível eleição da ministra Dilma, do que o governo militar. Mas eu entendo, tinha censura, e ela favorecia alguns. No governo deposto, entenda Goulart, o espaço era menor. Parece os Estados Unidos, é ditador e nos favorece, não tem problema. Exemplo: Arábia Saudita. Agora, se é ditador e contraria o interesse dos grandes, aí é problema. Fora ditador. Pessoas do governo não são obrigadas a gostar das piadas do Casseta. Eu não gosto de todas. Posso? Marcelo Madureira, fique esperto, vai me dizer que a grande mídia não censura e boicota, principalmente o lado bom desse governo. Falta pouco para dizerem que o Lula é um ditador e o PT um partido stalinista. Vamos aprender a conviver com governos diferentes, nós também podemos governar e somos de esquerda. O Estado brasileiro não é propriedade de governos de direita ou de centro. Nos deixem em paz. Podemos?

  2. Rogério Bittencourt

    “O Estado brasileiro não é propriedade de governos de direita ou de centro.”

    E muito menos de governos de esquerda.

  3. Emerson Rocha

    Você não entende que controle social é diferente de controle governamental. Você não consegue entender que mídia é concessão pública e que,portanto, as pessoas têm direito de exigir e controlar para que o está nos meios de comunicação seja de qualidade.

  4. Alexis Santos

    Emerson, se seu pensamento fosse correto, as concessionarias de rodovias tambem deveriam ter controle social, o que eh absurdo. Ademais, sabemos que a maioria das ONG`s do pais recebem verbas publicas e sao dirigidas por pessoas ligadas ao governo. Nao existe uma governanca profissional nem um meio de solucionar conflitos de interesse. Subordinar a imprensa a um “”controle social”” eh o mesmo que estabelecer um conselho de censura, nos moldes que havia na ditadura. Pelo jeito, voce gosta disso. Como se nos nao tivessemos a opcao de mudar de canal, de mudar de estacao de radio ou de comprar outros jornais/revistas. Por favor, seja mais honesto intelectualmente. Voce eh muito preconceituoso e egocentrico. se voce nao gosta, nao significa que os outros nao podem gostar. A programacao da TV brasileira reflete o gosto da populacao brasileira. Para com essa mania autoritaria de querer impor a sua vontade. Chego de sufocar o povo, so porque pensa que pertence a uma elite intelectualizada!

  5. Censura ? Onde ? Marcelo Madureira me dá pena quando quer ser engraçado. Como “comediante ” é sofrível. Quer ser porta voz de algo que nem ele mesmo sabe o que é.

  6. Regina Helene

    Putz! Não aguento mais esta palhaçada de ser de esquerda ou de direita.
    É simples , sendo de esquerda ou de direita ,mas corrupto cairemos de pau.
    O que queremos : seriedade , ética , crescimento pelo mérito,oportunidades iguais para todos os brasileiros ,legalidade , justiça,…..
    O que significam estes quereres ,ser de esquerda ou de direita?
    Nenhuma destas polaridades tenho certeza pois já vivemos as duas experiências e , bem sabemos que o que vale para ambos é o poder , não para o bem comum , mas para o bem pessoal.
    Saudações

  7. Anita Silva

    O Estado brasileiro é patrimônio do povo, mas a elite branca acha que o Estado é patrimônio dela e assim sendo vive na casa grande onde tem seus privilégios e distribui, quando quer, favôres à senzala, onde vive o povo. Essa elite branca aceita o pobre submisso e tem pavor do pobre que pensa, que fala e que quer seus direitos e não se dispõe a viver de favores.Daí, esse ódio ao Lula, porque ele é de origem humilde e ensinou ao povo que é possível sair da senzala. Esse marcelo madureira é um bobo da corte, porta voz dessa elite atrasada, preconceituosa, racista e conservadora, anacrônica e, no mais, sabemos que ele só podia estar na globo que cresceu na aba de uma ditadura militar.

  8. Luis

    Marcelo Madureira foi bonzinho com o governo, pois as investidas autoritárias deste não têm nada de veladas. Um presidente que diz “nós somos a opinião pública” ao atacar a imprensa está sendo velado em seus propósitos autoritários? Claro que não! E note-se como alguns dos comentários acima revelam o aparelhamento petista na internet, outra investida autoritária do partido. Madureira acusa o autoritarismo petista e, logo em seguida, são usados três chavões dos aparelhadores de blogs de notícia, a saber: a) a calúnia de que todos os críticos da censura petista gostavam da censura do período militar; b) a mentira de que a “grande mídia” censura e sabota o governo do PT; c) chavões preconceituosos sobre a “elite branca” que tenta censurar a expressão popular.

  9. Regina Helene

    Anita , você ainda está nesta de “elite branca”?
    Se tem alguém hoje neste país que faz parte da elite ,são o Sr. Lulla , familiares e amigos.
    São os ricos pobres , ricos de grana e pobres de cultura , ética …….
    E saía desta de “branca” , faz tempo este país não é branco , é multicolorido.
    OS POLITICAMENTE SE TRAEM COM TANTO PRECONCEITO ARRAIGADO.

  10. Luis

    Faltou eu mencionar uma estratégia muito repetida pelos petistas que aparelham blogs de notícia e que apareceu num dos comentários acima. É essa conversa de dizer que “controle social” é diferente de “controle governamental”. Ora, o que interessa ao PT é controlar a imprensa, então pouco importa se o instrumento para o exercício desse controle será o Estado e/ou instituições aparelhadas pelo partido que fingem representar a sociedade. De fato, como se operacionaliza o pseudo “controle social”? Por meio de “conselhos” formados por supostos representantes da sociedade, mas que são apenas militantes do PT e/ou de sindicatos associados ao partido em seu projeto de poder. Quem faz o controle da qualidade das empresas de comunicação são os consumidores de notícia, pois as empresas precisam atender às expectativas deles em relação à credibilidade das notícias para poderem vender seus produtos. Controle social da “mídia” é censura, e ponto final.

  11. Jota

    Sr.Marcelo Madureira,
    Todos temos direito de discordar das pessoas e dos governos também, mas existem maneiras adequadas para ser referirem a elas. Vi o vídeo onde vc, simplesmente ridicularizou as pessoas com quem não concorda. Duvido muito se você teria a mesma atitude e usaria do vocabulário ali pronunciado, se a discordância de opinião fosse em relação aos dirigentes da globo p.exemplo. Nunca me simpatizei com o tipo de humor dos seus programas casseta e planeta, acho um “humor” sem graça. E agora mais do que nunca o seu filme ficou queimado. Acho mt engraçado quando vocês se referem a falta de liberdade de imprensa,mt engraçado mesmo. Que dizer que liberdade de imprensa é isso??? Nunca foi e nunca será, isso se chama libertinagem de imprensa. Liberdade de imprensa, prima pelo respeito as pessoas e as leis. Tudo na vida tem seus limites, não existe isso, de se fazer tudo que dá na telha. Duvido mt se vc ser foi pai p/exemplo, vai deixar os seus filhos fazer o que quiser na vida, aposto, que na sua família existem regras, apesar de todos terem liberdade. Já quando o Presidente faz alguma crítica a imprensa, reclama por que ele quer acabar c/a liberdade de imprensa, como se ele tbm não tivesse esse direito.
    Na minha opinião vc e o Diogo Mainardi, estavam ali fazendo papel de marionete. Estavam fazendo o seu trabalho, são pagos para isso, apesar de não terem cultura para isso. Só faltava o tiririca, para completar o trio e personificarem aquele seriado antigo os “três patetas”.

  12. Carlos

    O Madureira parece estar bêbado. Enrolando 1 pouco a língua, inclusive.
    Vai ver q acordou no dia seguinte, pensando: “Xiii, falei besteira outra vez”!

  13. Regina Helene

    E o pior ,não é Carlos ,é termos um presidente que a cada acordar pensa:”Xii o que será que eu fiz ontem?”

  14. Caio Cesar

    Como fala besteira, ainda mais se fosse um bom humorista, mais como é um meia boca fica querendo aparecer em cima do governo e do PT.

    O Estadão esta fazendo campanha a favor do Serra todo mundo sabe disso e tem gente que faz papel ridículo e vem falar besteira a favor do Serrote.

  15. rok

    Quanta paranoia do sr. Marcelo Madureira, e de parte dos comentadores aqui. Quem acha que a imprensa está boa como está, não percebe que os jornalistas, que pensam ser livres, recebem salários – de maneira que são livres, desde que fiquem no limite da liberdade de não contrariar o stablishment, ou as ideias dos donos dos veículos de comunicação. Seria muito interessante algum jornalista que acha ser parte de uma imprensa livre criticar a propriedade dos meios do comunicação no Brasil (nada diferente do resto do mundo, por sinal), concentrada em mãos de uma dezena de famílias: seria imediatamente silenciado. Se ousasse criticar o capital e defender o socialismo, por exemplo… deus sabe o que aconteceria. Aí se configura uma bela situação onde nenhum jornalista critica a burguesia, dando a falsa ideia de que vivemos numa sociedade sem crises, sem tensões, sem exploração do trabalho, sem gente de pensamento socialista. Me conta outra, por favor…

  16. Higor Assumpção

    ESTE MARCELO MADUREIRA É SÓ UM PLAYBOY BURGUÊS E FOLGADO QUE NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE “ESCULACHAR” O LULA.

  17. Olha, esse papo está prá lá de Marrakesh. Se a questão é fazer controle social da imprensa, então proponho o seguinte: vamos fazer um protótipo controlado. Por exemplo, em um jornal que hoje recebe verbas do governo e só fala a favor dele. Aí vocês me colocam como o “controlador chefe”. Prometo que vou ser melhor que o seu proprietário. E vou colocar as notícias de “interesse social”, em oposição as notícias de interesse governamental. Depois de um ano veremos se aumentaram ou diminuíram os leitores. E até se todos concordam com as informações.

    Não é preciso um balanço geral para perceber que a minha hipótese é molierescamente ridícula. A imprensa já tem controle social. Os controladores são os leitores/telespectadores. Acontece que a mente totalitária tem essa obsessão por controlar, autorizar, permitir, aprovar, etc.

    A questão mais elementar no processo é a seguinte: toda a imprensa livre decepciona e entusiasma ao mesmo tempo. Toda a imprensa livre diz um dia uma coisa que nos parece genial e no dia seguinte algo que nos parece uma estupidez total. Ela não pode nos agradar eternamente porque (sendo livre) sua natureza intrínseca é retratar correntes de opiniões que são contrárias, como esta coluna de comentários. Então, que se dane os que discordem. A imprensa (livre) não tem que dar satisfações a ninguém, e muito menos ao governo. Aliás, a medida de sua liberdade é a independência do governo.

  18. walter

    Interessante o fato do presidente ser duramente criticado por criticar a imprensa. Chamam-no de autoritário e a favor da censura. Opiniões são livres para qualquer um. Se a imprensa pode agora tomar partido claramente contra o governo (e o faz de maneira escancarada, como por exemplo a revista veja e a época) é porque é livre. O presidente tem o direito de criticar como qualquer um. Todo mundo com um pouco de QI sabe que a imprensa sempre toma partido e obviamente tem seus próprios interesses. O governo Lula, como todos os que vivi, sofreu problemas de corrupção. E não acho que este tenha sido o pior. Já esqueceram que foi a grande mídia que pôs o caçador de marajas no poder? Passei minha vida inteira em um pais em crise, com miséria e ignorância predominando. Pela primeira vez vejo alguma mudança (eu disse alguma). Este governo esta longe da perfeição, mas me parece melhor que o FHC.

  19. FrancisOEgoista

    “Controle social da “mídia” é censura, e ponto final.” Depois desse, parei de ler os comentários(a parte que mais me irrita e diverte). Luis, ficaria mais engraçado* se você fizesse em destaque o ‘…e ponto final.’ após dizer que controle social é censura. *irônico