Votação terá esquema especial para garantir energia

O governo montou um esquema especial para evitar problemas no setor elétrico durante o segundo turno das eleições, no domingo. A operação especial começa nesta sexta-feira, dia 24, às 17h, e vai se estender até as 7h da segunda-feira, dia 27. Serão adotadas ações preventivas em todas as regiões do país, com critérios regionalizados, no intuito de garantir o abastecimento de energia. Uma das medidas prevê que todos os equipamentos das usinas de geração de energia, assim como de subestações e linhas de transmissão e distribuição, ficarão disponíveis e em operação.

Também foram designadas equipes com dedicação integral para a manutenção, o acompanhamento e o gerenciamento do sistema, a fim de garantir a continuidade do suprimento de energia elétrica durante o processo eleitoral. Além disso, foram montadas escalas de plantão em todas as geradoras, transmissoras e distribuidoras do Sistema Elétrico Nacional.

Medidas foram adotadas no primeiro turno

O Ministério de Minas e Energia (MME) explicou, por meio de nota, que o objetivo das iniciativas é garantir “maior margem de segurança com relação aos limites normalmente praticados”. As medidas operacionais são semelhantes àquelas que foram adotadas na Copa do Mundo e no primeiro turno das eleições.

De acordo com o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, “todas as providências foram tomadas, como fazemos em preparação aos grandes eventos e como foi feito com sucesso no primeiro turno. Temos certeza de que os agentes do setor irão garantir plena segurança do abastecimento de energia elétrica nesse segundo turno”.

A definição dos procedimentos foi acertada ontem em reunião presidida por Zimmermann e os dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do Sistema Eletrobras.

A adoção de medidas para reduzir riscos já é rotineira no setor elétrico nos períodos que antecedem a realização de grandes eventos, como Natal, ano novo e carnaval.

Fonte: O Globo

RELACIONADOS

Deixe um comentário