O Instituto Millenium apoia o empreendedorismo e acredita que o sucesso de um novo negócio depende do conhecimento do mercado no qual se vai atuar e das regras básicas da economia. Diversos fatores influenciam a sobrevivência de uma empresa, o que justifica uma preparação apropriada para tomar decisões de forma mais segura. Em razão disso, o Imil está disponibilizando os módulos “Aspectos introdutórios da economia: Um curso para provocar debate e ideias novas”. O objetivo é conscientizar o futuro empreendedor sobre o ambiente de negócios brasileiro. São sete módulos que podem ser baixados em PDF, gratuitamente, para você ler onde quiser. Entre os temas abordados no curso estão o processo de formação de preços, o papel do governo, a intervenção do Estado, os monopólios, crédito e bancos, o papel do Banco Central e das taxas de juros, salários, o nível de vida e o desemprego, a globalização e o comércio exterior. Veja os módulos:

Primeira aula: O mercado

O módulo tem como tema central o processo de formação de preços. A forma como são determinados é uma das mais importantes na economia.

Eles guiam a escolha dos consumidores e empresários. Mas como surgem?

No princípio se pensava que dependiam da quantidade de matéria prima ou de trabalho necessária para produzir um bem ou, em outras palavras, se sustentava que o preço estava determinado pelos custos de produção. Essa teoria foi elaborada por economistas clássicos como os britânicos Adam Smith, fundador da ciência econômica moderna, e David Ricardo, maior expoente da sua tradição clássica.

Se você quer ter sucesso nos negócios, é preciso conhecer sobre o assunto.

Segunda aula: Intervenção do Estado

Dando continuidade às reflexões sobre o processo de formação de preços, tema central do primeiro módulo, a segunda parte do curso amplia a discussão ao tratar de monopólio.

É comum argumentar-se que os preços devem ser “controlados” em casos de monopólio, que pode ocorrer de forma natural ou artificial. Mas o monopólio é sempre ruim?

O módulo analisa as consequências da intervenção do Estado sobre os monopólios naturais, com estabelecimento de preços máximos ou de tetos para as taxas de lucro, por exemplo.

Tema recorrente no mercado, quem pretende atuar no mundo dos negócios não pode deixar de compreender bem as definições e consequências do monopólio.

Terceira aula: Moeda, crédito e bancos

O terceiro módulo do curso, “Moeda, crédito e bancos”, discute a importância e a origem da moeda, além do papel dos bancos e do sistema bancário.

Por meio de textos, o terceiro segmento do curso explica como oferta e demanda influenciam no valor que os consumidores pagam para obter os bens.

Segundo o economista americano Murray Rothbard, no texto “O mistério dos bancos”, todo preço sempre se encontra determinado pela oferta do produto e pela intensidade da demanda para adquiri-lo.

Conhecer mais sobre o assunto pode fazer a diferença em um empreendimento.

Quarta aula: Banco Central e taxa de juros

O Banco Central é conhecido como um banco de bancos. Assim como as pessoas abrem contas em bancos comerciais, os bancos comerciais abrem contas no Banco Central. Mas qual é a principal característica do sistema de Banco Central?

No quarto módulo do curso, “Banco Central e taxas de juros”, os interessados têm a chance de aprender sobre operações de mercado aberto, expansão de crédito bancário e outras noções fundamentais para quem quer atuar no mundo dos negócios.

Quinta aula: Salários, nível de vida e desemprego

É correto afirmar que, necessariamente, é melhor para o indivíduo gastar R$ 100 daqui a um ano do que gastar hoje a mesma quantia? A resposta está disponível em “Aspectos introdutórios da economia: um curso para provocar debate e ideias novas”. No quinto módulo do curso, os futuros empreendedores têm a oportunidade de aprender sobre “Salários, nível de vida e desemprego”.

O capítulo 5 aborda discussões relacionadas ao mercado de trabalho, desemprego, salário mínimo e outros temas que fazem parte do cotidiano de qualquer profissional.

Aproveite e aprenda novos conceitos de economia.

Sexta aula: Globalização, comércio exterior e integração mundial

Você acredita que todo indivíduo tem o direito de possuir bens? O sexto módulo do curso, “Globalização, comércio exterior e integração mundial”, aborda temas como propriedade privada, protecionismo e balança comercial.

No capítulo 6, entra em debate a oposição entre liberdade e protecionismo, assunto muito discutido nos dias atuais. Embora boa parte dos economistas discorde de medidas protecionistas, as restrições, no entanto, persistem em todo o mundo.

Para saber mais, baixe mais uma aula.

Sétima aula: Papel do governo

Qual seria o método apropriado de financiar o governo em uma sociedade inteiramente livre? É desta pergunta que parte o texto de Ayn Rand que abre o sétimo e último módulo do curso de economia para futuros empreendedores.

O capítulo fala, principalmente, sobre impostos e há também uma discussão sobre a Escola Austríaca de Economia.

Bom estudo!


Para Paulo Gontijo, presidente do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), empreendedores nunca devem parar de se capacitar.

Odemiro Fonseca, um dos fundadores do Viena, destaca a importância de se manter atento às transformações do mercado financeiro para perceber novas oportunidades e ter sucesso como empresário.