Como financiar a política: o desafio do Brasil e a experiência de outros países

O financiamento da política é um dos nervos expostos da democracia. Os custos crescentes das campanhas eleitorais têm levado a uma influência desmedida de grandes doadores privados nas eleições e depois nas decisões dos representantes eleitos. A revelação de relações de corrupção e favorecimento entre empresas e agentes políticos, em sucessivos escândalos, provoca descrédito cada vez maior no caráter público da política e do governo, minando a legitimidade da democracia. O problema tornou-se agudo no Brasil. Para encontrar soluções, é preciso não apenas diagnosticar a “doença”, mas examinar o que outros países têm feito para, senão curá-la, pelo menos amenizar os seus efeitos mais danosos.

Com o objetivo de debater o tema, a Fundação FHC promove no dia 30 de maio o evento “Como financiar a política: o desafio do Brasil e a experiência de outros países”.

Sobre os palestrantes

Daniel Zovatto
Diretor Regional para a América Latina e Caribe no International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA International). Membro do Conselho Consultivo do Programa Latinoamericano do Wilson Center, da Revista Foreign Affairs em espanhol e do Latinobarómetro. Doutor em Direito e Governo pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Governo pela Universidade de Harvard.

Bruno Speck
Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP). Atuou como assessor para a ONG Transparência Brasil e Transparency International. Realiza pesquisas e publicações sobre sistemas partidários, eleições, dinheiro na política, boa governança e corrupção. Possui graduação e doutorado em Ciência Política pela Universidade Albert-Ludwigs e pós-doutorado no Instituto Max Planck, na Universidade Livre de Berlim e no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Serviço
Data: 30 de maio de 2017, das 17h às 19h.
Local: Rua Formosa, 367, 6º andar – Centro – São Paulo (SP)

Inscrições
O evento é gratuito e reservado somente a convidados. Como os lugares são limitados, os convidados serão direcionados à sala com transmissão ao vivo se e quando não houver mais assentos no auditório. A palestra será em espanhol, sem tradução simultânea. Para confirmar presença, preencha este formulário.

RELACIONADOS

Deixe um comentário