Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

Os rumos da democracia digital nas eleições de 2016

Na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas promoverá um dia de debates sobre temas relacionados às eleições municipais desse ano. Pesquisadores, jornalistas, juízes, promotores, políticos e publicitários estarão discutindo acerca do uso das redes sociais da internet por candidatos e partidos, as novas experiências de financiamento de campanha e seu impacto sobre a decisão dos eleitores nas urnas, atentando aos desafios e questões jurídicas que acompanham esse novo cenário.

Programação

Abertura (9h30 – 10h)
Joaquim Falcão – Diretor da FGV Direito-Rio
Daniel Vargas – Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito-Rio
Michael Mohallem – Coordenador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito-Rio

Mesa 1 (10h – 11h15)
Eleições na rede: como o uso de novas mídias e redes sociais nas campanhas eleitorais está mudando a dinâmica da política brasileira?
Debatedores: Alessandro Molon (Deputado Federal pelo Rio de Janeiro), Tiago Mali (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Carolina Almeida de Paula* (pós-doutoranda no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ)
Moderador: Luca Beli (Pesquisador do CTS-FGV)

Mesa 2 (11h30 – 12h45)
Quais os desafios que partidos e candidatos irão enfrentar no novo contexto de financiamento de campanhas? Há espaço para reinventar as relações entre eleitor e candidato no âmbito do financiamento individual de campanhas? Como a tecnologia pode auxiliar esse desafio?
Silvana Batini (Professora da FGV Direito-Rio), Luciano Caparroz Pereira dos Santos (Diretor do Movimento de combate à corrupção eleitoral), Andre Guilherme Lemos Jorge (Juiz do TRE-SP)
Moderador: Michael Mohallem (Professor da FGV Direito-Rio)

Intervalo para o almoço (13h-14h)

Mesa 3 (14h – 15h30)
Das redes às urnas: as crescentes manifestações feministas online podem refletir um aumento da participação feminina na política ou da presença de pautas feministas nos debates?
Marielle Franco* (Setorial de mulheres do PSOL), Giulliana Bianconi (Gênero e número), Janaina Penalva (UnB),
Moderadora: Ligia Fabris* (FGV Direito-Rio)

Coffee break (15h30 – 16h)

Mesa 4 (16h- 17h30)
No contexto de redução dos custos de campanha e consequente ampliação do uso da internet como plataforma de comunicação dos candidatos, como os algoritmos podem influenciar a decisão dos eleitores?
Ivar Hartmann (Pesquisador do CJUS e Professor da FGV), Fabio Malini (Professor da UFES)
Moderador: Eduardo Magrani (Pesquisador do CTS e Professor da FGV)

*confirmação pendente

Serviço

Data: 26 de agosto de 2016, a partir das 9h.

Local: FGV – Praia de Botafogo, 190, 8º andar – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições

O evento é aberto ao público, mas é necessário confirmar presença previamente. Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.