Fórum incentiva o ensino de empreendedorismo nas universidades

fernando-dolabela-iloveimg-cropped-iloveimg-resized

A contribuição das instituições de ensino superior na formação de jovens empreendedores será discutida em João Pessoa (PB), na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro. O Fórum de Educação Empreendedora será realizado no Sebrae Paraíba, a partir das 14h, e irá contar com a participação de reitores, diretores, coordenadores de cursos e professores. O evento terá início com a palestra do consultor e professor Fernando Dolabela, criador de um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo no Brasil, na educação básica e universitária, além de autor de nove livros e dois softwares, com publicações em congressos nacionais e internacionais.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, o Fórum vai promover uma discussão com o objetivo de despertar novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, focados na construção e fortalecimento de um ecossistema empreendedor no meio acadêmico, entre professores e lideranças universitárias. “O Sebrae quer contribuir para a construção de um novo perfil de estudante, propondo metodologias educacionais que tenham como base a educação por competências contextualizadas com o atual cenário socioeconômico”, destacou.

Ela acrescentou que é preciso que a universidade leve seu conhecimento ao empreendedorismo. “Esse primeiro passo já inspiraria mais jovens a tentar criar seus negócios. Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da nossa economia”, completou a analista do Sebrae. Segundo ela, os estudantes também precisam ser preparados para participar de um novo mundo do trabalho, no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais.

O Sebrae já desenvolve o Programa Nacional de Educação Empreendedora, que vem apoiando as instituições de ensino a adotarem, de modo permanente, o conteúdo do empreendedorismo em suas práticas pedagógicas. A ideia é inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar da maioria dos cursos superiores oferecidos. Na Paraíba, o projeto está em funcionamento desde 2014 e já qualificou mais de 500 professores para trabalhar o empreendedorismo nas salas de aula.

Além da palestra do Fernando Dolabela, o evento irá contar com um Painel Acadêmico, no qual haverá um diálogo com lideranças universitárias, envolvendo a temática do empreendedorismo nas instituições de ensino superior, com foco em experiências, aplicações e práticas de ensino de empreendedorismo para jovens universitários.

Serviço

Data: 3 de novembro de 2016, das 14h às 17h.

Local: Av. Maranhão, 983 – Estados, João Pessoa (PB)

Inscrições

O evento é gratuito e exclusivamente para professores, reitores, coordenadores de curso é diretores de centro. Para participar é preciso inscrever-se previamente por aqui.

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário