Sebrae-SP realiza palestra sobre metodologia de negócios aplicada na ONU

O comportamento do empreendedor é apontado como um dos fatores decisivos para o sucesso ou fracasso de um negócio. São justamente essas habilidades que são trabalhadas durante o Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. Para quem quiser conhecer o que é o Empretec, o Sebrae-SP vai realizar uma palestra de apresentação gratuita no dia 31 de janeiro, às 19h, em Barretos.

De acordo com pesquisa do Sebrae-SP, se antecipar aos fatos, buscar intensamente informações e persistir nos objetivos são comportamentos que distinguem os empreendedores de sucesso. O levantamento também aponta que é importante ter um plano de ações para atingir as metas e os objetivos e saber aonde quer chegar. Além do comportamento empreendedor, o planejamento prévio e a gestão empresarial influenciam no desenvolvimento da empresa.

Os números não são nada favoráveis para as empresas. Segundo o Índice de Sobrevivência elaborado pelo Sebrae, a tendência é que 600 mil empresas, entre as 1,8 milhão abertas em 2014, fechariam as portas até 2016. A pesquisa – que considera até os dois primeiros anos de vida da empresa – mostra que apenas 1,2 milhão (67%) dos negócios criados em 2014 deveriam se manter em funcionamento até dezembro.

A analista do Sebrae-SP, Joyce Costa Henrique, destaca os benefícios do Empretec para os participantes, ainda mais em um cenário desafiador como o atual. O primeiro deles é saber identificar ou melhorar as oportunidades empresariais, além de avaliar o planejamento atual e a capacidade de solucionar problemas. O empresário aprende a elaborar o planejamento da empresa, a desenvolver estratégias efetivas de negócios, a entender a relação entre qualidade, eficiência e êxito empresarial.

Outro benefício é usar as redes de contatos pessoais e empresariais. “Quem fez Empretec é considerado um empreteco. Eles se identificam em qualquer lugar do Brasil e formam grupos que podem ajudar um ao outro”, afirma Joyce.

As dez características trabalhadas durante o Empretec são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

Serviço
Data: 31 de janeiro, das 19h às 21h.
Local: Sebrae-SP Barretos. Rua 14, 735, Centro – Barretos (SP)

Inscrições
As inscrições para a palestra de apresentação do Empretec podem ser feitas através do telefone (17) 3321-6470.

RELACIONADOS

Deixe um comentário