Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Mantenedores mantenedores

O impacto da corrupção na qualidade da democracia

No dia 19 de abril de 2016 será realizado o seminário “O impacto da corrupção na qualidade da democracia”, na antiga sala do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca), o encontro reunirá debatedores para tratar dos déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira frente à corrupção. Eles aprofundarão a análise das implicações da corrupção para a democracia no país, discutindo aspectos da transparência, responsabilização, participação popular, qualidade e relação das instituições democráticas, e o papel das leis.

Os debatedores serão o promotor de justiça Roberto Livianu, do Ministério Público de São Paulo e do Instituto Não Aceito Corrupção; Fernando de Barros Gontijo Filgueiras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor de Comunicação e Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); José Álvaro Moisés, coordenador do grupo de pesquisa e do NUUPs e especialista do Instituto Millenium; e Giovanni Eldasi, da Corrupteca do NUPPs-USP e da Vérsila Educacional.

O seminário também marcará o lançamento do International Journal of Research on Corruption and Democracy – IJRCD e do Edital de Chamada de Trabalhos para a sua primeira edição. O IJRCD será uma nova revista acadêmica especializada em pesquisas sobre a corrupção e suas relações com a democracia no Brasil e outros países do mundo.

Serviço

Data: 19 de abril de 2016, das 10 às 12h30

Local: Antiga Sala do Conselho Universitário da USP – Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária – São Paulo (SP)

Inscrições

A participação no evento é gratuita e as inscrições devem ser feitas através deste formulário. Haverá transmissão ao vivo online. Para maiores informações, acesse este link.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será publicado.