Clara Sodré participa de simpósio no Rio sobre o futuro da educação

A pedagoga Clara Sodré, diretora da Acerta – associação que promove oficinas para crianças superdotadas e oferece orientação às suas famílias – e especialista do Imil, será uma das palestrantes do simpósio “O desafio da educação: perspectivas globais e a experiência do Rio de Janeiro”, que acontece no dia 19 de março, a partir das 16 horas, no auditório da Associação Comercial do Rio (ACRJ).

O objetivo do simpósio é discutir o papel da educação numa sociedade global, apresentando perspectivas e desafios, além da experiência carioca com a educação. O evento é organizado pela Columbia Global Centers do Rio, um dos centros de pesquisa da Universidade de Columbia no mundo, e conta com o apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e do Instituto Millenium.

PhD em educação de superdotados pela Universidade de Columbia (EUA), Sodré falará sobre sua experiência à frente da Acerta e sobre o trabalho na busca e desenvolvimento de superdotados carentes que realizou, por 15 anos, em escolas públicas.

A abertura do simpósio ficará a cargo da americana Debora Spar, cientista política e presidente de Barnard College, instituição ligada a Universidade de Columbia e focada no ensino de mulheres. Fecham o ciclo de palestras os também americanos Vishakha Desai e Brian Perkins e a brasileira Sonia Kramer. Vishakha é conselheira especial para assuntos Internacionais e professora da SIPA – escola da Universidade de Columbia – e vai abordar o papel do educador ao preparar os jovens para a nova realidade mundial, com maior interconectividade e interdependência.

Já Perkins irá falar um pouco sobre a sua experiência no Brasil com o Escolas do Amanhã, programa da Secretaria Municipal de Educação do Rio que tem como objetivo reduzir a evasão escolar e mudar a realidade dos alunos que moram em áreas conflagradas da cidade. Chefe do departamento de Educação da PUC, Sonia Kramer contará como é sua experiência como educadora em um dos melhores departamentos de educação do país.

Serviço
Entrada gratuita (vagas limitadas)
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro – Auditório
Endereço: Rua Candelária, 9 – Centro
Horário: 16h

Inscrições: riodejaneiro.cgc@columbia.edu

RELACIONADOS

Deixe um comentário