Amanhã é o lançamento do Dia da Liberdade de Imposto – "Monitor Mercantil" – 21/05/10

O Instituto Millenium e a OrdemLivre.org promovem neste sábado (22) o lançamento nacional, no Rio de Janeiro, do Dia da Liberdade de Impostos. As entidades vão subsidiar a venda de 5 mil litros de gasolina sem impostos em um posto de combustível da Zona Sul do Rio. O produto será vendido a R$ 1,18 o litro. Do preço final do produto, 53% são tributos. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública para o peso da carga tributária. O evento é o primeiro de uma série que será promovida, por diversas entidades, em vários pontos do país no dia 25, data em que, simbolicamente, se para de pagar os impostos devidos ao longo do ano ao governo.

Segundo as entidades, “levando em conta a carga tributária de 2009, os brasileiros – todos, pobres ou ricos, direta ou indiretamente – precisam trabalhar 145 dias por ano apenas para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelos governos de suas cidades, estados e pelo Governo Federal. Apesar disso, a maioria da população não sabe exatamente o quanto paga de impostos.

O objetivo do evento é permitir que a população compreenda que todos pagam impostos e que todos devem participar, legitimamente, na construção de um Brasil melhor, exigindo melhores serviços públicos e maior transparência. Com isso, pode-se evitar distorções como a que ocorre atualmente. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as pessoas que recebem até dois salários mínimos gastam a metade (aproximadamente 54%) do seu salário somente para pagar impostos embutidos. O evento é o primeiro de uma série que será promovida, por diversas entidades, em vários pontos do país no dia 25, data em que, simbolicamente, se para de pagar impostos ao governo.

É importante frisar que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o número de dias trabalhados para pagar tributos aumentou desde os anos 70, que era de 76 dias (2 meses e 16 dias); passou, nos anos 80, para 77; e nos 90, para 102 (3 meses e 12 dias).

A venda de 5 mil litros de gasolina subsidiada será realizada no Posto Ale (em frente ao Canecão), que fica na Rua Gal. Goes Monteiro, 195, Botafogo. As vendas serão limitadas a 20 litros de gasolina por veículo. As senhas para abastecer com desconto serão distribuídas a partir das 10h. A venda começa às 11h e termina às 14h, somente para os consumidores que tiverem a senha. O pagamento somente poderá ser realizado em dinheiro.

O Instituto Millenium é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem vinculação político-partidária; e o OrdemLivre.org, um projeto da Atlas Economic Research Foundation, em cooperação com o Cato Institute.

 

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=79397

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário