Audiência é o melhor controle que existe – "AdNews" – 02/03/10

Nesta segunda-feira (1), em São Paulo, aconteceu o Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, encontro em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Entre os participantes estavam representantes de empresas de comunicação e os governos da Argentina, Equador e Venezuela, país da emissora RCTV, que foi retirada do ar após se recusar a transmitir um discurso do presidente Hugo Chávez.

Os participantes criticaram o controle social da imprensa, previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos do governo brasileiro. “O princípio da tirania é o princípio pelo qual o governo vigia a imprensa. É a inversão do principio da liberdade, em que a imprensa vigia o governo”, apontou o sociólogo Demétrio Magnoli.

O vice-presidente de relações institucionais do Grupo Abril, Sidnei Basile, destacou que quem faz o controle da mídia a todo momento é o ouvinte, o telespectador, o leitor ou o internauta. “Você compra sua revista na banca, não gostou, está ruim, está mal feito, não compra mais. Esse controle social é perfeito e não precisa de outro”, disse.

Os participantes também pautaram a ameaça à democracia e a importância dela para a garantia da liberdade de imprensa.

“Na medida em que não há liberdade de imprensa, colocamos em risco o próprio regime democrático”, comentou Paulo Camargo, vice-presidente de liberdade de expressão da Associação Internacional de Radiodifusão.

Redação Adnews 

http://www.adnews.com.br/midia.php?id=100161

RELACIONADOS

Deixe um comentário