'Cumplicidade contra a liberdade', diz Marcel Granier, dono da RCTV – "O Globo" Online – 01/03/10

SÃO PAULO – Proprietário da RCTV, emissora fechada pelo governo de Hugo Chávez, Marcel Granier se queixa do silêncio dos países vizinhos, principalmente do Brasil.

O GLOBO: O senhor queixou-se do presidente Lula, por ele posar em fotos abraçado aos irmãos Raúl e Fidel Castro.

MARCEL GRANIER: Pareceu-me muito contraditório e prejudicial a sua imagem de democrata. O presidente Lula, sendo democrático, presidente de um país que crê na liberdade e nos direitos humanos, se abraçar a Fidel Castro, um ditador que tem presos políticos e que permite e se esforça pela morte desses presos políticos.

O Brasil e os países da América Latina são coniventes, nesse silêncio, em relação à Venezuela e também a Cuba?

GRANIER: Sim, creio em uma grande cumplicidade contra a liberdade, não só dos países da América Latina, mas da Ibero-américa, que inclui Portugal e Espanha. É inconcebível que o presidente Lula diga que o presidente Hugo Chávez é o melhor presidente que a Venezuela já teve. Ele pode ser o presidente conhecido, porque está há onze anos no poder. Mas dizer que é o melhor significa que Lula não se ocupou em investigar as violações aos direitos humanos e à Constituição. Não se ocupou em investigar os vínculos de Chávez com organizações terroristas como as Farc e o ETA.

Quando espera voltar a transmitir a RCTV?

GRANIER: Estamos encaminhando a documentação para funcionar sob a legislação atual do governo, mas esperamos ainda a manifestação da Corte Suprema sobre a inconstitucionalidade da suspensão da RCTV. Mas para isso é preciso um Judiciário independente.

Parece uma ditadura branca?

GRANIER: Não, é uma ditadura vermelha. É marxista. É de uma maneira muito mais dissimulada que as ditaduras militares que vimos durante os anos 60 e 70.

O governo de Hugo Chávez acusou sua emissora de participar, em 2002, da tentativa de golpe contra ele. O senhor teve participação?

GRANIER: Se o presidente pensa assim, sua obrigação é abrir um inquérito. E não há nenhuma investigação. Há evidências de que o presidente e seu alto comando militar foram os principais autores do golpe que aconteceu em 11 de abril.

 

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/01/cumplicidade-contra-liberdade-diz-marcel-granier-dono-da-rctv-915969651.asp

 

RELACIONADOS

Deixe um comentário