Dia da Liberdade de Impostos começa no Rio de Janeiro – "Opinião & Notícia" – 20/05/10

A quase um mês da chegada da metade do ano, os brasileiros ainda estão trabalhando somente para pagar os impostos. Levando-se em conta a carga tributária de 2009, a população precisa trabalhar 145 dias, por ano, apenas para pagar os tributos cobrados pelos governos de suas cidades, estados e do governo federal. Apesar desses dados, muitos não sabem o quanto pagam sobre os produtos que compram. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o assunto, vai ser lançado, no dia 22 de maio, em âmbito nacional, o Dia da Liberdade de Impostos, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é do Instituto Millenium, em parceria com o projeto OrdemLivre.org. Durante três horas, alguns cariocas vão poder abastecer seus carros sem pagar impostos e contribuições, que somam 53,03% do valor do produto. O litro da gasolina vai custar R$ 1,18. No Rio, a média costuma ser R$ 2,64, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O evento é o primeiro de uma série que será promovida em vários pontos do país, no dia 25, data em que, simbolicamente, se para de pagar impostos ao governo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, IBPT, o número de dias trabalhados para pagar impostos aumentou desde os anos 1970, quando eram necessários 76 dias. O presidente do órgão, João Eloi Olenike, fez críticas a esse modelo brasileiro. “Nós entendemos que a carga tributária é muito elevada no Brasil e esses valores não voltam em serviços para a população. Há outros países que têm cargas tão altas quanto, ou até maiores. A diferença é que esses países provêm serviços de qualidade para a população. Eles têm educação, saúde, transporte e outros. Aqui, além do alto imposto, a classe média ainda tem uma alta carga tributária individual, pagando plano de saúde e pedágio, por exemplo”.

João Olenike acredita que o evento do próximo sábado é importante para conscientizar a população. “O cidadão brasileiro é muito alienado com relação aos tributos. As pessoas compram os produtos e não sabem o quanto estão pagando de imposto. Se ninguém falar nada, vai continuar sendo assim”, conclui.

Confira os detalhes do evento:

A venda de cinco mil litros de gasolina subsidiada será realizada no Posto Ale (em frente ao Canecão), que fica na Rua Gal. Goes Monteiro, 195, Botafogo, na Zona Sul do Rio. As vendas serão limitadas a 20 litros de gasolina por veículo. As senhas para abastecer com desconto serão distribuídas a partir das 10h. A venda começa às 11h e termina às 14h.O pagamento somente poderá ser realizado em dinheiro.

Veja outras cidades onde será realizado o Dia da Liberdade de Impostos

Escrito por: Paula Araujo

 

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/dia-da-liberdade-de-impostos-comeca-no-rio-de-janeiro/?ga=dstf1

RELACIONADOS

Deixe um comentário