Evento lança Dia da Liberdade de Impostos no Rio de Janeiro – "Abert" – 19/05/10

Para chamar a atenção da população brasileira sobre a quantidade de impostos cobrados no país, o Instituto Millenium, em parceria com o projeto OrdemLivre.org, lança no próximo sábado (22) o Dia da Liberdade de Impostos no Rio de Janeiro. Na ocasião, a população poderá comprar gasolina sem o acréscimo dos tributos (impostos + contribuições), que somam 53,03% do valor do produto. Esses tributos serão pagos pelas entidades organizadoras. 

Segundo o coordenador de Projetos do Instituto Millenium, Túlio Severo, a carga tributária atual no Brasil é bastante elevada em comparação com outros países. Ele afirma que os brasileiros precisam trabalhar 145 dias por ano apenas para pagar os tributos cobrados por prefeituras, estados e governo federal. Apesar disso, a maioria da população não sabe exatamente o quanto paga de impostos.

Severo também observa que a qualidade dos serviços oferecidos pelo governo não está de acordo com o montante pago pela população. “Um terço do tempo que nós trabalhamos é somente para pagar impostos. Mas vivemos uma situação em que os tributos estão muito maiores em termos de custo do que o que a população recebe em termos de serviços. Temos que cobrar mais.”, afirma.

A idéia é que a iniciativa seja repetida em outras partes do país durante o ano, com o apoio de diversas entidades. O evento no Rio de Janeiro contará com a participação do humorista Marcelo Madureira e de Mircio Bezerra de Menezes, que compôs uma música sobre a quantidade de impostos pagos pelo brasileiro.

Mais informações: (21) 2220-4466/7515-3762

Fonte: http://www.abert.org.br:8080/abert/?q=node/55449

RELACIONADOS

Deixe um comentário