Fórum discute democracia e liberdade de expressão – Grupo de mídia do RJ – 03/03/10

Empresários do setor de mídia, jornalistas, professores e políticos do Brasil, Equador, da Venezuela e Argentina participaram nesta segunda-feira, em São Paulo, do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão.

O evento discutiu as ameaças à liberdade de imprensa em diversos países da América Latina, a situação da imprensa no Brasil, a relação de governos e veículos de comunicação, e as iniciativas restritivas de juízes e parlamentos.

Entre os participantes do fórum, que aconteceu no Hotel Golden Tulip, nos Jardins, estiveram Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), e Daniel Slaviero, presidente da Abert e vice-presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) para a América do Sul.

Ao longo dos cinco painéis, destacaram-se críticas a propostas de controle da mídia, como as que constam do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), lançado em dezembro pelo governo brasileiro; às regras impostas pela atual legislação eleitoral no país; e a restrições à liberdade de expressão comercial. O evento teve o apoio de diversas entidades de classe e organizações não governamentais, entre elas a Abert e a AIR.

Os participantes concordaram que a adoção de um regime de auto-regulamentação é o melhor caminho para garantir liberdade de expressão e evitar eventuais abusos.

Na abertura, Roberto Civita disse que a consolidação da liberdade de imprensa depende da fiscalização e da existência de veículos de imprensa  independentes.Ele considerou “inconcebível” que programas como o PNDH-3 sejam apresentados sem discuti-lo com todos os setores da sociedade. Civita falou sobre a importância do respeito à democracia, à liberdade de expressão e à livre iniciativa.

Assessoria de Comunicação da Abert no portal /www.abert.org.br

 

http://www.midiarj.org.br/content/f%C3%B3rum-discute-democracia-e-liberdade-de-express%C3%A3o

RELACIONADOS

Deixe um comentário