Fórum em São Paulo discute ameaças à liberdade de imprensa na América Latina – "Revista Imprensa" – 01/03/10

Redação Portal IMPRENSA

Acontece nesta segunda-feira (1), em São Paulo, o Fórum Democracia e Liberdade de Expressão. O evento reunirá críticos dos governos da Argentina, Equador e Venezuela, e pretende debater as ameaças à liberdade de imprensa na América Latina.

O encontro é organizado pelo Instituto Millenium, centro de pesquisas voltado à liberdade de mercado, democracia e estado de direito. Entre os presentes, estarão Marcel Granier, diretor do canal RCTVI – suspenso pelo governo da Venezuela – o colunista do jornal La Nación e crítico ao governo de Cristina Kirchner, Adrian Ventura, e o jornalista Carlos Vera, do Equador.

Ventura é conhecido na Argentina por denunciar abusos do governo argentino sobre meios de comunicação do país. Já Carlos Vera é autor do livro “Nunca Mordaza” (Nunca Mordaça, em português), em que critica as políticas de comunicação aplicadas pelo atual presidente do Equador, Rafael Correa.

De acordo com os organizadores do evento, o Fórum tem por objetivo “mostrar todos os pilares que sustentam a liberdade de expressão, o impacto da ausência desse valor na democracia e no estado de direito, bem como a necessidade de se criar mecanismos para que nenhum governo possa violar esse importante direito”. O encontro será aberto pelo ministro das comunicações, Hélio Costa.

 

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/01/imprensa34016.shtml

RELACIONADOS

Deixe um comentário