O Estado brasileiro em debate – "Abert" – 30/010

 O Estado que queremos – o papel e os limites do Estado brasileiro será tema de debate no próximo dia 4, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto Millenium, reunirá cientistas políticos, jornalistas, sociólogos, economistas e interessados no tema.

 

A programação está organizada em dois painéis: “O papel do Estado” e “Os limites do Estado em uma democracia representativa”. Participam do primeiro debate os cientistas políticos Alexandre Barros, Amaury de Souza e Eduardo Viola. Eles irão debater temas como a eficiência da máquina pública; como garantir a transparência; o papel dos marcos regulatórios; a importância da criação de normas para avaliar a eficiência do funcionalismo público; e a possibilidade de criação de parcerias público-privadas nas áreas de saúde, educação e segurança.

 

O segundo painel terá como convidados o sociólogo Demétrio Magnoli, o economista Paulo Guedes e o empresário Salim Mattar. A discussão será focada nos seguintes assuntos: como promover a participação mais ativa da sociedade civil e da iniciativa privada na prestação de serviços de interesse público; como as instituições da sociedade civil e as empresas privadas podem contribuir para impedir (ou reduzir) a corrupção na esfera pública; e como garantir que o modelo de Estado indutor não distorça a democracia, gerando privilégios. Ambos painéis terão como medidor o jornalista Merval Pereira.

 

Fonte: http://www.abert.org.br:8080/abert/?q=node/54697

RELACIONADOS

Deixe um comentário