'O governo elogia a tirania', diz Demétrio Magnoli – "O Globo" Online – 01/03/10

SÃO PAULO – Para o sociólogo Demétrio Magnoli, um eventual governo Dilma Rousseff poderá trazer riscos à liberdade de imprensa porque fortalecerá correntes “stalinistas” do PT.

 

O GLOBO:

De que forma a candidatura Dilma pode representar um risco à liberdade de expressão? DEMÉTRIO MAGNOLI:

O PT vive um processo de regressão política, rumo a uma restauração de ideias stalinistas a respeito da democracia, de que a imprensa é uma coisa burguesa que deve ser superada. Minha preocupação é que um hipotético governo Dilma seja muito mais dependente do partido do que o governo Lula, que tem uma ampla autonomia diante do PT. Dilma vai depender muito mais do que Lula do partido.

Mas ela pensa assim?

MAGNOLI:

Não está claro o que pensa Dilma. Ela é um personagem derivado da força de Lula. Ao mesmo tempo, é uma novata no PT, chegou pouco antes da eleição de Lula. Ela não disse com clareza o que acha sobre esses assuntos. Temo que diga as coisas que o PT quer ouvir.

O senhor criticou o silêncio do Brasil a respeito de violações da liberdade de expressão e de imprensa, especificamente na Venezuela e em Cuba. Quem cala consente?

MAGNOLI:

Além do silêncio, há manifestações mais graves de apoio. Quando o presidente Lula diz que a Venezuela é uma democracia quando o governo venezuelano toma medidas antidemocráticas, ou quando responsabiliza o preso político que morreu em greve de fome pela sua própria morte, e não a ditadura que o encarcerou, o que se está fazendo é um elogio da tirania. O governo brasileiro está se acostumando perigosamente a elogiar a tirania.

A imprensa incomoda o PT ou incomoda o governo?

 

MAGNOLI:

 

Todo governo se incomoda com a imprensa. É normal. É sinal de que existe uma imprensa independente. Uma coisa diferente de reclamar é criar uma teoria que diz que a imprensa é um obstáculo para o progresso do povo. Essa teoria é do PT, não do governo Lula, mas ela se infiltra em atos governamentais, como o Plano Nacional de Direitos Humanos 3.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/01/governo-elogia-tirania-diz-demetrio-magnoli-915969688.asp

RELACIONADOS

Deixe um comentário