Que tal pedirmos ajuda ao Millenium? – Tijolaço – 12/05/10

Algum dos leitores poderia, por favor, me ajudar abrindo uma petição na Internet ao Instituto Millenium, aquele que diz que a liberdade de expressão está ameaçada no Brasil, para que eles  intercedam junto à Editora Abril para voltar atrás e reintegrar o repórter fotográfico Felipe Milanez aos quadros da National Geographic Brasil, que ela edita?

Milanez, como divulgou o blog do jornalista Luis Carlos Azenha, foi demitido por ter criticado em seu twitter – portanto em caráter pessoal, em que nada compromete seu trabalho profissional – a atitude da Veja de ter forjado declarações dos antropólogos Mércio Gomes e Eduardo Viveiros de Castro, assunto do qual tratei aqui.

Vamos ver se os paladinos da liberdade de imprensa vão assumir esta causa. O salário da Abril compra o trabalho das pessoas ou as opiniões pessoais também vão “no lote”? Se é assim, a publicidade oficial daria direito a, além do espaço, comprar também a opinião do jornal?

Eu reproduzo na ilustração e transcrevo aqui a declaração do Millenium de seus “valores”: LIBERDADES INDIVIDUAIS: a defesa perene da liberdade de escolha, em todos os seus desdobramentos: liberdade de expressão; liberdade religiosa; liberdade econômica; liberdade de imprensa; liberdade de reunião e assembléia; liberdade de empreender; liberdade de ir e vir; liberdade de contratar; liberdade de pensamento; liberdade política; livre circulação de bens, pessoas e capital.

É “bonito” falar em tese de liberdade. Aqui está o caso concreto de alguém que foi privado do seu trabalho e do seu emprego por pensar diferente .  Sei que Felipe, que ama o trabalho que faz, especializado em nossos irmãos índios, está abalado. Não se pode pedir que ele tome a frente desta luta. Talvez nem queira levar esta história adiante, e deve ser respeitado.

Tomemos  nós a frente e vamos ver se os “homens da liberdade” a defendem quando o direito é de opinar ou apenas quando é o de faturar.

Fonte: http://www.tijolaco.com/?p=14518

RELACIONADOS

Deixe um comentário