Após palestrar para os alunos do ESPM-SP nesta terça-feira, o norte-americano Randy T. Simmons, autor do livro “Para além da política – Mercados, bem-estar social e o fracasso da burocracia” (Topbooks), chega ao Rio para um encontro com universitários do Ibmec-Rio na quarta, dia 3 de abril.

O livro
As políticas públicas tradicionais e a economia do Estado provedor sempre sustentaram que as “falhas de mercado” – a presumida incapacidade de um mercado livre disponibilizar certos bens e serviços considerados do interesse público – são comuns e exigem que a intervenção do governo para proteger o bem público. Mas será que esse é realmente o caso?

Em “Para além da política”, Randy Simmons analisa com cuidado esta visão por meio da “escolha pública” e explica detalhadamente como o governo está produzindo um escândalo de miopia política, estagnação econômica e desconfiança por parte do público. O livro traça a anatomia da “falha de governo” e demonstra como essas deficiências são, com freqüência, muito maiores do que as “falhas de mercado” que o governo, supostamente, deve resolver.

O autor
Randy T. Simmons, além de pesquisador sênior do Independent Institute, é professor de economia e diretor do Instituto de Economia Política da Escola de Administração Jon M. Huntsman, da Universidade do Estado de Utah; foi prefeito de Providence, Utah. Recebeu o Ph.D. em ciência política pela Universidade de Oregon, com ênfase em “Public Choice” (teoria da escolha publica), integra o Conselho de Diretores da Liga das Metrópoles e Cidades de Utah, é ainda membro da Comissão de Privatização do Governo de Utah.

Serviço

Dia 3 de abril
Local: Ibmec (RJ)
Horário: 11h

Deixe um comentário