Com o objetivo de comemorar os 25 anos da promulgação da Constituição brasileira e discutir o novo cenário da liberdade de expressão e da participação social, a partir do advento das mídias sociais e o seu papel no fortalecimento da democracia, o professor Joaquim Falcão, diretor da FGV Direito Rio, e a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, abrem no próximo dia 30 a Conferência Regional 25 anos da Constituição Brasileira: liberdade de expressão e democracia digital.

Estão confirmados para o evento, que acontece no Auditório da FGV, no Rio de Janeiro, o ministro Nelson Jobim, deputado Alessandro Molon, Fernando Gabeira e o professor Pablo Cerdeira, que irão debater dois temas de grande repercussão nos dias de hoje.

Segundo Patrícia Blanco, o importância desse encontro, embora a Constituição de 1988 tenha consolidado como direitos fundamentais a liberdade de expressão e de imprensa, é lembrar que ainda vivenciamos ameaças e tentativas de cerceamento, e não reagir é retroceder e ignorar tudo que já foi conquistado ao longo de 25 anos. Por outro lado, ressalta a presidente do Palavra Abert, “as manifestações realizadas em junho mostraram um novo formato de mobilização social e abriu a possibilidade de participação de milhares de pessoas que estavam acomodadas. A questão principal, mote deste evento, é como é possível agregar a força do ativismo digital à participação popular em questões que afetam a democracia brasileira”.

A conferência é gratuita.

Serviço:
Data: 30 de setembro de 2013
Local: Auditório da FGV
Horário: das 16h às 18h30
Endereço: Praia de Botafogo, 190 – 12º Andar – Rio de Janeiro / RJ
Entrada gratuita
Informações e inscrições: eventos@palavraaberta.org
Tel: (11) 3034-5295 com Daniela
Vagas limitadas

Deixe um comentário