Against the consensus

“Against the consensus: Reflections on the great recession”

Em junho de 2008, Justin Yifu Lin foi nomeado economista-chefe do Banco Mundial, pouco antes da eclosão da pior crise financeira e econômica global desde a Grande Depressão. A experiência decorrente da posição que ocupava está presente em “Against the Consensus: Reflections on the great recession” (Cambridge University Press, 2013) – “Contra o consenso: Reflexões sobre a grande recessão”, em uma tradução livre. O livro apresenta as reflexões de Lin sobre a causa da crise, sua gravidade, abrangência e evolução provável.

Argumentando que as teorias convencionais fornecem soluções inadequadas, o autor propõe novas iniciativas para alcançar a estabilidade global e evitar a recorrência de crises semelhantes no futuro. Lin sugere que a crise e os desequilíbrios globais originaram-se tanto pelo excesso de liquidez, consequência da desregulamentação financeira dos Estados Unidos, quanto pela política monetária frouxa. O economista recomenda a criação de um Plano Marshall global e uma nova moeda de reserva global supranacional.

“Against the Consensus: Reflections on the great recession” é considerado um livro instigante. A publicação é voltada para acadêmicos, estudantes de pós-graduação, decisores políticos e qualquer pessoa interessada na economia global.

RELACIONADOS

Deixe um comentário