Desenvolvimento econômico: uma perspectiva brasileira

livro desenvolvimento economicoO tema desenvolvimento econômico tem sido central nas discussões sobre o futuro da economia brasileira. Nesta obra os organizadores, e uma grande equipe de autores, aliam teoria, história e evidências empíricas para oferecer ao leitor um entendimento preciso da trajetória do desenvolvimento econômico do Brasil. O grande número de autores reflete no livro “Desenvolvimento econômico – Uma perspectiva brasileira” (Campus, 2012) a pluralidade de visões sobre o tema o que auxiliam na formação de um entendimento abrangente sobre o assunto .

Seus 12 capítulos podem ser divididos em três partes principais sendo que a primeira, introdutória, trata do pano de fundo para as análises seguintes abordando o desenvolvimento em perspectiva teórica e comparada; A segunda parte trata da perspectiva brasileira abordando o período pré 1945, o crescimento no Pós-Guerra e das grandes mudanças nos regimes de política econômica e ordem institucional e seus impactos no desenvolvimento. A parte final do livro traz seis capítulos cobrindo tópicos das atuais discussões da área como infraestrutura, poupança doméstica, desindustrialização e política industrial.

Os organizadores Fernando Veloso, Pedro Cavalcanti Ferreira, Fabio Giambiagi e Samuel Pessôa não se limitam a repetir o que está exposto na teoria, nem a realizar proposições de política econômica. Dedicaram-se a fornecer ao leitor um conjunto coerente de informações teóricas e históricas, ao lado de análises empíricas, que buscam entender o caso brasileiro comparativamente ao mundo.

RELACIONADOS

Deixe um comentário