Logística para micro e pequenas empresas

Cada vez mais, as micro e pequenas empresas (MPEs) vêm ampliando o seu espaço no cenário da economia nacional, o que torna fundamental a pesquisa, a análise e a discussão a respeito delas. Elas são mais de 90% das empresas brasileiras, empregam mais de 60% das pessoas economicamente ativas do país e correspondem a 37% da massa salarial, segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2009, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Por sua vez, a logística também vem ganhando espaço e importância no Brasil. Há poucas décadas, ela era sinônimo apenas de transportes, depósitos regionais e atividades ligadas a vendas. Hoje, boa parte das empresas brasileiras percebe o potencial das diversas atividades integradas de um sistema logístico e, dentro das suas estruturas organizacionais, o assunto começa a ser utilizado em grande escala, como ferramenta para atingir maior competitividade.

O objetivo de “Logística para micro e pequenas empresas” (Atlas, 2012) é mostrar a importância crucial da logística nas MPEs, deixando claro como ela pode, se bem equacionada, contribuir para o sucesso desse tipo de empresa no país. Além de reunir conceitos-chave e uma gama de dados históricos interessantes, a obra elenca diferenças entre a logística praticada nas grandes empresas e nas MPEs, analisa seus desafios na estruturação de centros de distribuição, e, em termos bem práticos, resume o que as MPEs brasileiras devem fazer na hora de contratar o transporte e como elas devem gerir seus estoques, por exemplo. Perspectivas atuais e futuras da logística nas MPEs são abordadas, assim como o tema “MPEs do setor logístico” e a questão do treinamento da mão de obra.

Livro-texto para as disciplinas Transporte, Logística e Gerenciamento de Cadeias de Suprimento dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção. Leitura complementar para as matérias Teoria Geral da Administração e Organização Industrial dos cursos de graduação em Administração de Empresas, Economia e Engenharia.

RELACIONADOS

Deixe um comentário